terça-feira, 5 de julho de 2016

Cardeal

Cardeal
Nome Científico: Paroaria coronata
Família: Thraupidae

Os cardeais são aves de grande beleza, a maioria dos cardeais brasileiros pertencem ao gênero Paroaria, com exceção do cardeal-amarelo (considerado extinto). Há o cardeal da Amazônia, o do Pantanal, o de Goias e o galo-de-campina, a maioria das espécies são encontradas  perto de cursos de água.  Possuem cores contrastantes, como vermelho (alaranjado nos jovens) e branco na cabeça e preto ou cinza no dorso e asas. O cardeal aqui fotografado possui um diferencial um topete vermelho! O nome cardeal vem do barrete vermelho dos cardeais da igreja católica.

Esse avistamento ocorreu em Vila Seca, a beira de uma das ruas principais próximos a escola municipal num terreno aberto com riacho ladeado por arbustos de vime.

Aves de grande beleza, encontradas no sul do Brasil. Possui a face, topete e babador de um vermelho vivo, peito branco e dorso cinza. Nesta tarde ensolarada do dia 05 de julho de 2016, foram avistados um casal, provavelmente, já que não há dimorfismo sexual.

Seu ninho é construído em forma de cesta, acima do solo, onde são incubados até 4 ovos

Eles não reproduzem em cativeiro, mas há um grande comércio ilegal atingindo os cardeais, principalmente no nordeste com o galo-de-campina.

 Os cardeais são aves canoras de grande beleza!


Ave média de 18 cm de comprimento. Alimenta-se de grãos e insetos. Segundo a moradora Elisete  frequenta comedor de aves do Alci Medeiros!!!!

 Mais tarde estavam empoleiradas em fios a beira da estrada
Vivem em áreas urbanas.
Infelizmente por serem de grande beleza e belo canto, são capturadas e presas em gaiolas!!!
Mas não há beleza maior do que vê-las soltas, livres enfeitando a natureza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário